Modelo de Educação Corporativa
As empresas têm lidado com crescentes desafios estratégicos, mudanças e transformações são cada vez mais prementes, e daí a necessidade de pessoas com as competências para atuarem efetivamente na viabilização dos resultados almejados. E claro, sem esquecer que a necessidade de aprendizado durante toda a vida.
Cada empresa está em um diferente estágio de amadurecimento nas suas ações de educação corporativa, envolve treinamentos, desenvolvimento e até estruturadas universidades corporativas.
É importante contar com o modelo de educação corporativa, alinhado aos objetivos estratégicos, modelo de negócios, modelo de gestão, cultura, mudanças e transformações demandadas.
O desenvolvimento de um Modelo de Educação Corporativa envolve:
Diagnóstico: compreensão dos modelos de negócios, de gestão e cultura da empresa; proposta de valor da educação corporativa; objetivos estratégicos e impactos almejados na empresa, a partir das ações da educação corporativa; perfil e desempenho das pessoas; lacunas de competências; recursos disponíveis, prazos e contexto geral; desenvolvimento de competências técnicas; desenvolvimento de competências comportamentais; programas para público estratégico; programas massificados;
Planejamento: público-alvo e impactos na empresa desejados; objetivos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento de competências; soluções (presenciais; a distância; híbridas); design thinking aplicado à educação corporativa; gamificação; desenvolvimento de trilhas de aprendizagem; desenvolvidas internamente, ou externamente; palestrantes, tutores; desenvolvimento de parceiros externos; recursos e prazos; cronograma de implementação; como avaliar os resultados; investimentos necessários; estrutura de governança relacionadas à educação corporativa;
Implementação: realização do projeto (recursos internos, e /ou em parceria com outras organizações; monitoramento das ações relacionadas ao processo ensino-aprendizagem; monitoramento do engajamento e aprendizado dos participantes; realização orçamentária;
Controles: objetivos de apredizagem; avaliações pelos participantes; monitoramento futuro do uso do aprendizado e impactos na empresa; ações de melhoria.